Com dados de 2020, o balanço do MEC mostra que, apesar da influência da pandemia, o EAD cresce em ritmo acelerado no país há mais tempo: em dez anos, o número de novos alunos quadruplicou. Já na graduação presencial, a queda foi de quase 14% no mesmo período.
Por Jornal Nacional
21/02/2022 20h58 Atualizado há 4 meses
No primeiro ano da pandemia, 2020, o número de novos alunos brasileiros no ensino superior à distância foi maior do que na graduação presencial. Essa situação inédita no país apareceu nos números colhidos pelo Ministério da Educação.
- Em 2020, Índice de Educação a Distância deu ‘nota vermelha’ a estados e municípios, diz estudo
- Pesquisadores avaliam desigualdade entre estados no desempenho do ensino a distância
- Mais alunos entraram na universidade pelo ensino a distância do que em cursos presenciais em 2020
Jonathan dos Santos Borges se matriculou em um curso de educação à distância em março de 2020. Ele já era formado em Administração, mas queria fazer Pedagogia também. Estava difícil encaixar uma nova graduação com a rotina de trabalho.
“Tem uma flexibilidade maior de horário, de ensino, de local. Por exemplo, um tempo atrás, eu precisei viajar e eu não perdi meu estudo”, diz.
Segundo o Censo da Educação Superior, dos mais de 3,7 milhões novos alunos do ensino superior em 2020, a maioria escolheu a modalidade de ensino à distância. Os outros 46% optaram por cursos presenciais, que só tinham atividades remotas temporárias, por causa da pandemia.
O estudo mostra que, apesar da influência da pandemia, o ensino à distância vem crescendo em ritmo acelerado no país há mais tempo. Nos últimos dez anos, o número de novos alunos nessa modalidade quadruplicou. Já nos cursos de graduação presenciais, houve uma queda na procura de quase 14% nesse mesmo período.
Ainda de acordo com o Censo, em 2020, quase 70% das matrículas nos cursos da área de tecnologia foram para educação à distância. O Ministério da Educação não explicou o motivo do aumento da procura pela EAD.
O professor Murilo Rezende alerta que, para um curso online ser bem-sucedido, é preciso ter conteúdo sólido e professores disponíveis, mas os alunos também têm a sua parte.
“A primeira coisa que o estudante deve pensar quando escolhe uma graduação à distância é que ele vai fazer essa graduação no tempo dele. Mas ele tem, sim, que organizar o tempo, porque o tempo dele é diferente do tempo da instituição. Então, é preciso organização, foco e mais que isso: perseverança”, afirma.
O professor Antônio Carlos Caruso Ronca, ex-integrante do Conselho Nacional de Educação, considera positiva a modalidade de educação à distância, mas reforça que é preciso ficar atento à qualidade do ensino oferecido. Tanto por parte dos alunos, quanto por parte do poder público, que regula e autoriza os novos cursos.
“Precisa ser feito com muito mais cuidado do que atualmente está sendo feito. Esse é o meu ponto. A expansão está sendo desordenada, desorganizada e nós não estamos contemplando efetivamente as necessidades da nossa população”, critica.
Pingback: Diversos cursos online dispiníveis em nosso site Instituto Vida de Sucesso – Instituto Vida de Sucesso